Na categoria sobremesas, poucas coisas têm preparo tão simples e resultado tão gostoso quanto mousse de chocolate. É facil de fazer e sucesso garantido, porque, afinal, toda pessoa normal gosta de chocolate, ou não?

– 250 g de chocolate em barra (uso só amargo ou, quando quero que fique mais doce, metade amargo e metade, ao leite)
– 200g de creme de leite
– 1/3 de xícara (chá) de café ou água (se pode usar café, claro que você vai escolher café, né?)
– 4 ovos
– 4 c (sopa) de açúcar peneirado
– pitada de sal
– 1 c (sopa) de conhaque*
* Pode substituir por gotas de essência de rum

Em uma vasilha grande, peneire as gemas (para remover as peles, que deixam cheiro de ovo) e adicione o açúcar e o conhaque. Reserve. Em outra vasilha, reserve as claras com pitada de sal.

Leve ao fogo brando o creme de leite com o chocolate em pedacinhos e o café (acreditando que você vai usar café, que vai deixar o negócio muito mais gostoso do que água). Mexa até derreter e apague o fogo.

Bata as claras em ponto de neve bem firme. Separadamente, bata as gemas com o açúcar até que se forme um creme claro, com o dobro do volume inicial. Junte o chocolate derretido às gemas e bata mais. Por fim, acrescente as claras em neve e agora envolva as neves no creme de chocolate delicadamente, sem bater. Gosto de usar um fuê para isso. Disponha em taças individuais e leve à geladeira por aproximadamente 5 horas. Aquela conchinha de servir sorvete é boa para dosar as porções individuais. Usando 1 1/2 conchinha, que é uma quantidade razoável, a receita rendeu 10 porções.

(Não come nada que leve ovo sem cozimento? Então não pode comer mousse de chocolate, porque aqueles negócios de chocolate com gelatina são mousses de chocolate? Nunquinhas!)