A inspiração veio deste post, que exaltava a massa maravilhosa, receita publicada aqui. Confesso que quando vi o óleo como ingrediente da massa, fiquei meio reticente, mas ainda assim resolvi fazê-la exatamente como descrito na receita. E é realmente uma massa maravilhosa, vou usá-la muitas vezes e já estou pensando em uma versão adocicada (mas preservando um pouco de sal) para tortas doces. Achei que ela deve se prestar bem a isso.

Para a torta de legumes, comecei pelo recheio (para que esfriasse até preencher a massa), para o qual usei:
– 1 c (sopa) de manteiga
– 1 fio de azeite
– 2 abrobrinhas raladas em ralo grosso
– 2 cenouras raladas em ralo grosso
– 1 cebola pidcadinha
– 3 ovos
– 200 ml de leite
– 1 c (sopa) de farinha de trigo
– aprox. 150 g de queijo ralado no ralo grosso (pode ser parmesão ou minas curado, ou uma combinação dos dois, como prefiro)
– 100g de creme de leite
– ervas de provence moídas
– noz-moscada
– pimenta-do-reino moída
-pitada de cúrcuma
– salsa e cebolinha frescas, picadinhas
– sal

Leve a manteiga ao fogo médio, junto com um fio de azeite, para que a manteiga não escureça. Junte a cebola picadinha e deixe refogar até que fique transparente. Acrescente a cenoura, a pimenta-do-reino e refogue. Deixe cozinhar por uns minutos, mas não muito, para que ela não amoleça demais. Junte a abobrinha e refogue. Acrescente uma pitadinha de sal (mas cuidado: ainda vem o queijo, que tem sal). Deixe a cenoura e a abobrinha cozinhando um pouco e, quando estiverem cozidas, mas ainda em ponto firme, acrescente o leite com a farinha de trigo dissolvida. Misture até engrossar. Junte então o queijo ralado, creme de leite e o restante das especiarias e ervas frescas. Se necessário, ajuste o sal.

Para a massa:

3 xícaras de farinha de trigo;
1/2 xícara de margarina em temperatura ambiente;
1/2 xícara de óleo;
1/2 xícara de leite;
1 gema;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
1 colher (café) de sal.

Misture tudo até ficar uma massa homogênea. Vá tirando pedacinhos da massa e acomodando no fundo e lateral da forma, apertando com as pontas dos dedos. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno preaquecido para dar uma seladinha.

À parte, bata as claras em neve, junte as gemas e bata mais. Acrescente os ovos nevados ao creme de legumes, misturando com um fuê para que os ovos não percam as bolhas de ar, o que vai garantir que a torta não fique com o recheio murcho. Despeje essa mistura sobre a massa selada. É bom passar a ponta de uma faca entre o recheio e a massa, antes de assar: isso vai “separrar” o recheio da borda e o recheio não vai esgarçar quando esfriar (dica do Troigros). Retorne ao forno preaquecido (médio a princípio, depois brando), até que, ao furar com um palito, ele saia limpo.