Enquanto comíamos o bolo de cenoura feito por ela, ela perguntava se gostamos mesmo. Eu pedi receita e já é a segunda vez que repito, então é claro que gostei, de verdade. Enquanto comíamos, a moça linda, inteligente e amada, que pode ser o que quiser ser, confessou que, às vezes, tem medo de acabar sendo só isso: fazedora de bolos, dona de casa. Mulheres bem sucedidas e que cozinham são raridade, disse ela. Eu me pergunto que sociedade é essa que criamos para a moça, que faz com que ainda tema seu destino nos dias de hoje; sociedade em que uma moça ainda não tenha certeza de que a maior parte de seu destino é sua, só sua, está em suas mãos. É a mesma moça que já sonha a festa e o vestido de casamento e que acha graça quando eu lhe peço que viaje bastante antes dessa festa. Entendo seu riso, também eu já ri de conselhos dos mais vividos. O que poderiam saber de mim, que eu não soubesse de mim mesma? A linda moça acaba de fazer conquista grande, estamos muito felizes por ela. Vai começar a se preparar para ser médica, como sua mãe. Vai cuidar da saúde das pessoas e eventualmente vai salvar vidas. E se assim quiser, vai continuar assando seus bolos divinos e fazendo seus brigadeiros maravilhosos, porque em cada uma de nós cabem tantas quantas desejemos ser. Talvez ela comece, agora, a acreditar nisso. Talvez comece a acreditar em tudo o que ela é e vista-se de tudo isso, por dentro e por fora, e eventualmente vista-se de noiva também, ou talvez não. Mas vai continuar a sonhar e a conquistar tudo o que couber em si, tudo o que couber para si.
INGREDIENTES
Massa
2 xicaras de cenoura picada
1 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 c.s de fermento em pó
colherinha(café, rasa) de sal
gotas de essência de laranja (opcional)
Cobertura
1 caixa/lata de leite condensado
1 c.s de margarina
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 caixa de creme de leite
pitadinha de sal
PREPARO
Massa
Triture as cenouras com o óleo, até obter um creme homogêneo (usei mixer, pode ser no liquidificador). Acrescente a farinha de trigo peneirada e mexa, de preferência com um fuê. À parte, bata as claras em neve com o sal. Acrescente as gemas, bata mais. Junte, aos pucos, o açúcar. Acrescente os ovos batidos à massa de cenoura, mexa bem com fuê, adicione a essência de laranja e o fermento. Mexa com o fuê até incorporar bem e leve para assar em forma untada e enfarinhada, no forno preaquecido a temperatura média.
Cobertura
Misturar o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó e cozinhar em fogo médio. Quando estiver no ponto de brigadeiro (desgrudando do fundo quando se vira a panela), desligar o fogo e misturar aos poucos o creme de leite.
Desenforme o bolo ainda morno e despeje a cobertura por cima.
Deixar um comentário