Para dias frescos, quando bate uma preguiça culinária, mas vontade de ficar em casa e, ainda assim, comer comida boa, batata assada é a pedida. Fácil de fazer, é daqueles pratos de cozinheiro preguiçoso, mas que deixam a turma feliz e bem alimentada. Estas, da foto, foram feitas assim (ingredientes para duas pessoas):
A base de tudo:
– 2 batatas beeeem grandes, com o formato mais regular que você conseguir encontrar.
Lave as batatas, preservando a casca e deixe-as inteiras. Você pode assar direto no forno, mas leva tempo e em dia de preguiça não tenho paciência para isso. Eu faço uns furos nelas, com um garfo, e cozinho em água fervendo com sal grosso. Quando estão cozidas, mas firmes, bem inteirinhas, escorro e levo ao forno em forma untada, até dourar a casca.
Recheio de cogumelo:
– 1 x (chá) de funghi chileno seco
– 1 x (chá) de água fervendo
– 1/2 cebola roxa, cortada muito miúda
– 2 c (sopa) de molho de soja
– 100 ml de vinho branco seco
– 2 c (sopa) de azeite
– pimenta-do-reino moída na hora
– noz-moscada ralada na hora
– 1 c (chá) de cúrcuma
– 50 g de creme de leite
– 1 c (chá) de amido de milho
– salsa e cebolinha (a gosto, mas cortadas com amor, bem fininhas)
– sal (a gosto).
Em geral, os cogumelos são grandes, prefiro cortá-los, com tesoura, em pedaços menores. Passe em água corrente, em um escorredor, para tirar o excesso de “poeira” que vem neles. Ferva uma xícara de água e deixe-os de molho, por aproximadamente uma hora. Passado esse tempo, refogue a cebola no azeite. Quando estiver suando, “pesque” os cogumelos do molho, com uma escumadeira, e junte ao refogado. Reserve a água do molho. Junte, aos cogumelos refogados, o molho de soja, vinho branco, cúrcuma, pimenta e noz-moscada. Refogue. Acrescente, com uma concha, a água do molho, sem usar a que estiver no fundo da tigela (pode ter sobrado alguma “poeirinha” depositada ali). Deixe o cogumelo cozinhar até ficar macio. Se necessário, acrescente mais água. Quando estiver macio, acrescente o amido de milho dissolvido em um pouquinho d’água, mexa até tomar consistência. Se necessário, ajuste o sal, mas em geral o molho de soja já é suficiente. Junte o creme de leite (pode acrescentar requeijão também, fica bom), salsa e cebolinha e apague o fogo.
Manteiga temperada:
– 2 c (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
– 1 c (sopa) de azeite (se for trufado, melhor ainda)
– pimenta-do-reino
– noz-moscada
– pitadinha de sal
– salsa e cebolinha, cortadinhas com o mesmo amor aí de cima.
Misture os ingredientes da manteiga. Além disso, você vai precisar de:
-gorgonzola cortado em cubinhos.
Montagem:
Retire as batatas assadas do forno, escave seu centro, coloque manteiga temperada, cogumelos e, por cima de tudo, cubinhos de gorgonzola. Leve de volta ao forno para derreter o queijo. Leve à mesa, com potinhos de manteiga, gorgonzola e cogumelo, à parte, para cada um fazer quantos refis de recheio o coração mandar.
Deixar um comentário