Eu tinha feito uns pastéis assados de camarão e de palmito e sobrou recheio, daí as trouxinhas. Quem disse que cozinha Lavoisier (aquela em que nada se perde, tudo se transforma) não pode ter acabamento caprichado? Fiz algumas só de palmito e em outras, misturei os dois recheios.

Recheio de palmito:

– 300 g de palmito cozido (em conserva ou fresco)
– 1/2 cebola (média) picadinha
– 100 ml de leite
– 100 ml de água
– 2 c (sopa) de requeijão
– azeite ou manteiga para refogar
– noz-moscada
– 30 g de queijo parmesão ralado
– 1 c (sopa, rasa) de farinha de trigo
– pimenta-do-reino moída
– noz-moscada ralada
– sal a gosto

Leve o azeite (um fio generoso) ou a manteiga (1 c sobremesa) ao fogo e acrescente a cebola picadinha. Quando estiver translúcida, acrescente o palmito cortado em cubinhos e refogue. Junte a noz-moscada, pimenta-do-reino, acrescente a água e deixe cozinhar. Se for necessário, acrescente mais água, até que o palmito fico macio. Junte a farinha de trigo dissolvida no leite e mexa até engrossar. Acrescente requeijão, queijo-parmesão e, se necessário, ajuste o sal.

Recheio de camarão:

– 300 g de camarão cinza (já limpo)
– 1/2 cebola (média) picadinha
– 1 dente de alho
– 3/4 x (chá) de molho de tomate refogado (preparo o meu em casa, mas pode ser molho industrial)
– 1 c(sopa) de requeijão
– 100 ml de água
– 1 c (sopa, rasa) de farinha de trigo
– fio de azeite
– pimenta-do-reino
– gotinhas de molho de pimenta vermelha (a gosto)
– salsa e cebolinha frescas, picadinhas
– sal

Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino. Refogue a cebola e o alho no azeite, sem deixar escurecer e acrescente os camarões. Refogue rapidamente (camarão não pode cozinhar demais, perde o ponto). Acrescente o molho de tomate e deixe apurar por dois minutinhos. Acrescente a farinha de trigo dissolvida em água, para engrossar. Junte o requeijão, gotinhas de pimenta vermelha, ajuste o sal e, por fim, acrescente a salsa e a cebolinha.

Massa:

– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 1/2 xícara de leite
– 1/2 c (chá) de sal
– 2 ovos

Bata a massa no mixer ou liquidificador e cozinhe os discos em frigideira antiaderente bem quente, untada com uma leve camada de manteiga (exatamente como se fosse usar a massa para panqueca em seu formato tradicional). Depois que todos os discos estiverem prontos, recheie com 1 c (sobremesa) de um dos recheios acima (ou com uma mistura dos dois) e amarre com cebolinha.

Pode variar o recheio e servir como uma entradinha charmosa ou prato principal, acompanhado de salada verde. É comidinha que dá para comer com a mão, então também é ótima para reuniões com os amigos.