Para a massa:

– 2 ovos
– 4 x (chá) de farinha de trigo
– 1 x (chá) de água morna
– 1 envelope de fermento biológico seco
– 1 c (sopa) de açúcar
– 1 c (chá, rasa) de sal

Para assar:

– 1 c (café) de bicarbonato de sódio
– 1 x (chá) de água

Cobertura:

– manteiga derretida
– açúcar e canela (se doce) ou
– queijo parmesão ralado (com ervas, se desejar)

Misture os ingredientes líquidos da massa e leve à batedeira com os secos, batendo com o batedor de gancho por aproximadamente 5 minutos, até obter uma massa bem elástica. Deixe descansar coberto com pano úmido no forno desligado por aproximadamente 40 minutos.

Corte a massa em partes iguais (faça um retângulo e corte, com um cortador, em 12 partes). Enrole cada parte formando um canudo, do centro para as bordas. Depois dê uma laçada, prenda as bordas cruzadas no centro da parte inferior. Coloque em forma antiaderente untada com manteiga. Pincele com água e bicarbonato e deixe descansar mais 15 minutos. Leve ao forno preaquecido a 200 graus até dourar. Assim que tirar do forno, pincele com manteiga derretida e passe no açúcar com canela. Se quiser fazer o de queijo, pincele com a manteiga derretida, passe pelo queijo e retorne ao forno para derreter o queijo).

Obs: a massa cresce bem ao assar. Gosto de pretzels gorduchinhos, mais macios por dentro. Se quiser que fiquem mais magrinhos, faça canudos bem finos.

Dica: gosto de fazer a massa nem muito doce e nem muito salgada porque assim, da mesma massa, faço pretzels salgados ou doces. Se quiser a massa mais doce, use 2 colheres de açúcar. Pessoalmente, gosto do contraste da massa levemente salgada com a cobertura doce, como na receita básica aí em cima. Se quiser fazer mais salgada, diminua a quantidade de açúcar para meia colher, mas não precisa aumentar o sal.