Carol faz brownies maravilhosos e, há anos, é em cima da receita dela que faço os meus, com eventuais pequenas variações. Quando ela me deu a receita, foi daquelas pessoas generosas que envia um recadinho: se tiver dúvida, pergunte. Eu já disse antes que gosto de gente que dá receita com generosidade, né? Pois é, mas acontece que eu só me dei conta de que tinha dúvida na hora H, quando já estava fazendo o primeirão, então acabei nunca perguntando. É que a receita falava em “copo de requeijão” e “copo”. Eu acabei substituindo as medidas que me vieram por outras que eu pensava que podiam ser equivalentes. Talvez não, mas como deu certo, é assim que tenho feito ao longo dos anos. Também diminuí um pouquinho a quantidade de açúcar, mas, na essência, continuam sendo os brownies da Carol, que faço assim:

-1 caixa (200g) de chocolate em pó
-200g de manteiga
-1 1/2 x(chá) de açúcar
-3 ovos
-1 x(chá) de farinha de trigo

Por minha própria conta e risco acrescento algum (ou alguma combinação) dos ingredientes abaixo:
-pouquinho de amarula
-pouquinho de café (já diluído)
-nozes ou amêndoas ou castanhas trituradas
-sementes de cardamomo trituradas
-extrato de baunilha
-gotas de essência de laranja
-1 c(chá) de sal (sempre, porque acredito no poder do sal para levantar qualquer doce)

Leve ao fogo médio a manteiga com o chocolate e o açúcar. Se for me seguir e usar algum ingrediente adicional, esta é a hora. Não pode ser muito café e nem muita amarula, líquido demais comprometeria a consistência, ok? Faço então uma dose pequena de café bem forte. Misture tudo até derreter, formando uma massa lisa, brilhante. Deixe esfriar. Quando estiver morno, acrescente os ovos e mexa rápido (eles não podem cozinhar formando grumos) e, em seguida, acrescente a farinha de trigo aos poucos. Leve a um refratário untado e enfarinhado e ao forno médio até que forme aquela “casquinha tudo de bom” por cima. Espetou um palito e saiu limpinho? Está pronto.

P.S. 1: Acrescentar chocolate amargo em barra ao chocolate em pó ainda torna isso tudo mais maravilhoso. A Carol tem feito isso ultimamente.
P.S. 2: Se estiver de dieta, peço desculpas. Vai meditar para esquecer que viu isso aqui, tá bem? Foi mal.
P.S. 3: Ah! E nem preciso dizer que quanto melhor for aquele chocolate em pó ali na primeira linha dos ingredientes, melhor o resultado, né?