Tem comida que parece que abraça a gente, né? Em inglês, “comfort food”. Por aqui, comidinha de casa, comidinha de mãe, comidinha de vó. Escondidinho é dessas, comida que aquece o coração. Este aqui é de frango com requeijão, coberto com creme de milho.

Para iniciar a parte escondida (ingredientes para 6 porções):

– 1 peito de frango desossado, sem pele
– 1 c (sopa) de azeite
– 1 folha de louro
– 1 raminho de alecrim
– orégano (a gosto)
– 1 dente de alho
– raspas da casca de 1/2 limão
– sal
– pimenta-do-reino

Tempere um peito de frango, já sem pele e ossos, com azeite, alho, sal, pimenta-do-reino, folha de louro, alecrim, orégano. Deixe descansar por uma a duas horas. Leve a uma panela de pressão pequena, sele em um fio de óleo quente, mas não precisa dourar. Acrescente 500 ml de água e deixe cozinhar na pressão (aproximadamente 15 minutos, depois de pegar pressão). Quando estiver cozido, escorra o caldo (mas reserve, está cheio de sabor ali) e desfie o frango rapidinho, como mostra este vídeo aqui.

Para finalizar o frango e preparar o creme de milho:

– 1cebola média picadinha
– 1 dente de alho
– 3 tomates sem pele (pode usar molho de tomate pronto também)
– 1 c (sopa) de azeitonas verdes fatiadas
– salsa e cebolinha
– 1/2 copo de requeijão
– 2 latas de milho verde cozido e grosseiramente triturado (deixe uma parte dos grãos inteiros)
– 200 ml de leite
– 1 1/2 c (sopa) de farinha de trigo
– 1 fio de óleo
– 1 c (sopa) de manteiga
– salsa e cebolinha picadas
– sal
– noz-moscada
– pimenta-do-reino
– queijo ralado para gratinar

Refogue metade da cebola e o alho em um fio de óleo, até que a cebola fique transparente. Junte o frango desfiado e refogue. Acrescente os tomates em cubos, tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada. Junte as azeitonas, adicione o caldo do cozimento do frango e deixe apurar. Se desejar, acrescente mais ervas desidratadas. Quando estiver cozido, adicione 1/2 c (sopa) de farinha de trigo dissolvida em um pouquinho de água, para encorpar. Junte a salsa e a cebolinha, acrescente 2 colheres (sopa, fartas) de requeijão e misture. Forre o fundo de um refratário com o molho de frango e reserve.

Em outra panela, refogue o restante da cebola na manteiga, junte o milho verde triturado, tempere com pimenta-do-reino, noz-moscada, ajuste o sal. Adicione 1 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 200 ml de leite, deixe engrossar. Despeje o creme de milho sobre o frango, rale queijo por cima (pode ser parmesão, emental, um queijinho canastra ou uma mussarela daquelas que têm sabor, qualquer desses fica bom). Leve ao forno somente para gratinar.