Não precisa ir à pizzaria para comer pizza doce. Se você tiver massa de pizza semipronta (feita por você mesmo, melhor ainda), passa a ser uma sobremesa fácil. Para pizza doce, gosto desta massa aqui, que fica fininha, leve, crocante:

Massa de Pizza

-3/4 de xícara (chá) de água morna
-1/2 sachê de fermento biológico seco (ou 1 tablete de fermento fresco)
-2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo ( e mais o quanto baste para soltar das mãos)
-2 colheres (sopa) de óleo
-1 c (chá) de sal
-1 c (sobremesa, rasa) de açúcar

Misture o fermento seco à farinha de trigo, junte os demais ingredientes secos e, por fim, o óleo e a água morna. Sove bastante, acrescentando mais farinha, até soltar das mãos. Abra com rolo e leve ao forno preaquecido, em temperatura alta. Deixe selar, retire, adicione a cobertura e volte ao forno.

Depois de ter os discos de massa selados, você pode embalar e guardar congelados.

Se não quiser fazer a massa, encontre algum lugar que venda uma massa legal, já pronta. Esta aí da foto foi de um dia em que eu estava com preguiça. Comprei no supermercado perto de casa, que tem uma boa pizzaria. Conversando, os caras vendem a massa.

Pizzas doces

Para as pizzas da foto, aqueci chocolate em barra (amargo e ao leite, em porções iguais, 100g de cada) em banho-maria, mexendo para não encaroçar. Depois de derretido, juntei creme de leite fresco (100g), 1 colher (sobremesa, rasa) de manteiga, gotas de essência de laranja. Quando ficar lisinho, você terá um ganache de chocolate. Espalhe sobre a massa já selada. Cubra com fatias de morango ou banana (de preferência, d’água) e, por fim, polvilhe com açúcar e canela. Volte ao forno.

Para a de banana, vale a pena experimentar trocar o chocolate por mussarela (muçarela pode ser certo, mas é feio demais!) e acrescentar colheradinhas de Nutella.