Torta de maçã é felicidade instantânea. Quentinha, com chantilly, sorvete de creme ou sorvete de canela (esse, qualquer dia eu ensino), aquece qualquer coração.

Torta folhada de maçã

1 pacote (300g) de massa folhada laminada
3 maçãs fatiadas, com casca
1 c (sopa) de açúcar demerara
1 c (sobremesa, rasa) de manteiga
1 punhado de uvas passas escuras
1/2 punhado de nozes
pitadinha de sal
canela e gengibre em pó
noz moscada ralada
uma tampinha de cointreau ou gotas de essência de laranja
3 c. (sopa) de geleia de damasco

Chantilly:
creme de leite fresco
2 cm de fava de baunilha
1/2 c (sopa, rasa) de açúcar de confeiteiro
No fogo baixinho junte as maçãs, passas, açúcar, manteiga, pitadinha de sal (borogodó em qualquer doce), canela, gengibre, noz moscada, cointreau (ou essência de laranja). Deixe ali até reduzir, mas não secar, e depois deixe esfriar. Vai sobrar uma calda. Separe essa calda e sirva depois, regando o chantilly.

Forre um refratário pequeno com massa folhada. Faça furinhos na massa com um garfo, para não gerar ‘corcovas’ quando for assar. Espalhe geleia de damasco sobre a massa ainda crua. Junte as maçãs e passas, nozes picadas e tampe com massa folhada. Não acrescente a calda, para não umedecer a massa folhada. Faça furinhos na tampa com um garfo. Polvilhe com açúcar e canela.

Enquanto assa, bata o creme de leite bem gelado com raspas da fava de baunilha e um arzinho (inho mesmo) de açúcar, até virar chantilly.

Quando a torta sair do forno, ainda quente, junte uma colherada de chantilly. E seja feliz! grin emoticon

Obs: Se não tiver cointreau e nem essência de laranja, use caldo e raspas de laranja. Fica ótimo. A fava de baunilha fica mais gostosa, mas se não tiver, substitua por umas duas gotinhas de essência de baunilha incolor.

Dica1: para tirar raspas de limão ou laranja, raspe superficialmente, sem usar a parte branca da casca, que amarga.

Dica2: em todo doce que faço, vai uma pitadinha de sal. O sal ressalta o doce. Sem pitada de sal, o doce é só doce e a vida é feita de contrastes, comida também.30