Fiquei em dúvida sobre postar receitas estes dias. Pensei nas tantas situações graves nos entristecendo e concluí, a princípio, que não cabia ficar postando receitinha. Aí pensei no motivo de eu postar receitas, na razão deste site: cozinhar como uma forma de repartir amor. E fiz a torta de hoje com tanto amor, para alguém que não pode mais consumir açúcar. Foi bom vê-lo se esbaldando nela, fiquei feliz.

Afinal, que um pouco de doçura nos inspire. Como disse Drummond: “Pois de amor andamos todos precisados, em dose tal que nos alegre, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para a frente. Amor que seja navio, casa, coisa cintilante, que nos vacine contra o feio, o errado, o triste, o mau, o absurdo e o mais que estamos vivendo ou presenciando.”.

Pão-de-ló diet:

– 4 ovos
– 8 c (sopa) de adoçante culinário
– 8 c (sopa) de farinha de trigo
– 1 c (sopa) de fermento
– raspas de casca de laranja
– pitada de sal

Bata, na batedeira, as claras em neve com a pitada de sal. Junte as gemas, bata mais um pouco, Adicione o adoçante, bata por aproximadamente três minutos. Retire da batedeira, acrescente a farinha aos poucos, com cuidado para não desmoronar os ovos em neve. Misture delicadamente, some o fermento e as raspas de laranja, misturando bem, mas suavemente (tem que manter as bolhas de ar que se formaram ao bater o ovo). Leve para assar em forma untada e enfarinhada, em forno preaquecido a 180 graus, por aproximadamente 20 minutos.

Para a cobertura:

– 1 pote pequeno de geleia de damasco diet
– 3 maçãs cortadas em lâminas finas
– pitada de sal
– canela em pó
– gengibre ralado (a gosto)
– 1 c (sopa) de adoçante culinário
– 1/2 c (sopa) de manteiga
– gotas de essência de laranja

Leve a maçã ao fogo brando com as especiarias, o adoçante, pitada de sal e manteiga. Deixe cozinhar até que fique macia, acrescente gotas da essência de laranja. Reserve a calda que se forma.

Desenforme o pão-de-ló, regue com a calda de maçã reservada. Cubra com a geleia de damasco e as maçãs cozidas. Decorei com physalis, frutinha linda, que parece flor e ainda é cheia de propriedades medicinais.