Massa:
300 ml de leite ;
a mesma medida de farinha de trigo;
2 ovos
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa, rasa) de fermento em pó
1 colher (chá, rasa) de sal
Recheio:
1 tomate médio cortado em cubinhos
queijo minas meia-cura em cubinhos
1 fio de azeite
orégano
noz-moscada
pimenta-do-reino moída
folhas de manjericão
pitada de sal
Bata os ingredientes da massa no liquidificador ou com um mixer (o mixer é mais fácil de lavar, vai por mim). À parte, misture os ingredientes do recheio. Pincele forminhas (daquelas próprias para muffin) com óleo e preencha 2/3 de cada uma delas com a massa. Em cada uma, acrescente uma colher (chá, generosa) do recheio. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até dourar.
O rendimento foi 14 tortinhas.
Opcional: para quem não estiver preocupado com calorias, um pouco de parmesão ralado na massa, vai bem. Em dia útil, melhor não, né? Deixa pra chutar o balde no final de semana. Mas se resolver chutar logo, acrescente o sal ao final, diminuindo a quantidade, porque o parmesão já é salgado.
Pode também dar uma variada no recheio: faço de palmito com queijo (costumo refogar o palmito e misturá-lo num bechamel encorpado, junto com um pouco de requeijão, e acrescento cubinhos de mussarela*); presunto com queijo em cubinhos, molho de tomate e orégano fica ótimo; já fiz também com bacalhau refogadinho no azeite com cebola e azeitonas pretas. Inventa aí o seu. Divirta-se!
* Sinto muito, ninguém vai me ver escrever muçarela, não. Já mozarela, fica meio pedante, né? Por aqui, fiquemos com mussarela mesmo. O Português é nosso amigo, ele vai perdoar.
Deixar um comentário