Eu já disse isso uma vez: a primeira criatura a misturar tomate e manjericão merecia um beijo na testa. A primeira a jogar isso em cima de uma massa merecia dez beijos na testa. A que inventou de jogar um queijinho ralado por cima, cem beijos na testa. A que achou que acompanhar com um vinho caía bem, essa não ia me aturar: ” Sai pra lá, sua beijoqueira! Chega de beijo!”.

Essa massinha é muito rápida e delícia. Foi uma amiga quem me ensinou e, desde então, eu faço sempre. Ela diz que não gosta de cozinhar, mas essa massinha diz o contrário. Para duas pessoas*:

3 tomates cortados em cubos (escolha uns vermelhões,mas firmes, bem bonitos)
1 dente de alho pequeno, em lâminas *muito finas*
1/4 de limão tahiti
azeite (seja generoso)
folhas de manjericão (um monte)
pimenta do reino moída
noz moscada ralada
sal (a gosto, mas não exagere: comida salgada demais é horrível)
(às vezes acrescento azeitona preta fatiada)

Misture isso tudo. É tudo cru, mesmo, não vai ao fogo. Quanto ao limão, é bom ir colocando aos poucos e provando. Pare quando a acidez estiver boa pro seu paladar. Há quem não aguente acidez nenhuma. Eu adoro.

Uso uns três punhados generosos de massa por pessoa* e gosto desse molho com fuzzili. Cozinhe a massa, aquele esquema de sempre: bastaaaante água fervendo e sal grosso. Se a água estiver fervendo mesmo, na hora em que a gente joga o sal é bacana, faz um efeito caldeirão da bruxa. Salgue a água como se a massa fosse tomar um banhozinho de mar. Não vai deixar a massa cozinhar demais, estraga a pobre. Veja o tempo de cozimento na embalagem – às vezes, vou provando e tiro antes disso. Escorra a massa e nada de água fria em cima, nada de lavar o salzinho “do mar”! Jogue, ainda quente, al dente, no molho.

(Às vezes, por cima do prato já montado, jogo uns camarões ou ou anéis de lula, temperados e grelhadinhos)

Eu uso esse molho também assim: esfrego um dentinho de alho numa baguete ou ciabatta, cortada ao comprido, dou uma tostadinha no pão, passo uma camada de burrata e jogo o molho por cima. É felicidade, viu?

*Pessoa com apetite normal. Se meu irmão, por exemplo, estiver junto, dobro tudo.