Na ceia de casa, sempre tem opção ovo-lacto-vegetariana. E o que vem a ser um ovo-lacto-vegetariano? Pessoa que não come carne, mas que, diferente dos veganos, ingere alimentos de origem animal, como ovos, mel e derivados de leite.
Não é porque não come come carne que abriu mão de sabor. Costumam ser pessoas bacanas, então, em hipótese alguma fique atormentando o pobre do vegetariano com: “Mas não vai nem provar a carne? Não sabe o que está perdendo!”. Boa parte deles sabe e, ou porque achou que se sente melhor assim ou porque achou que não precisa matar bicho para se alimentar, decidiu abrir mão das carnes. Também não fique atrás da criatura com “E proteína? Tira de onde?”. Há fontes várias de proteína. Nunca, nunca, em hipótese alguma: “Mas nem o peixinho, o camarão, o bacalhau?”. Não, nenhum desses brota em horta, portanto vegetariano que se preze não come nada disso. Por último, esta é mais uma situação em que a máxima “Cada um come o que gosta” se aplica e é chave para o respeiro mútuo.
Acho quiche uma opção ótima. Em primeiro lugar, porque pode ser preparada com antecedência, como devia ser tudo o que se serve no Natal: é data para reunião e diálogo e não pra se ficar enfiado na cozinha. Além disso, são várias as opções de recheios de quiches e elas combinam com as saladas que geralmente acompanham a ceia. Então, se tiver vegetariano na família, pense em uma quiche. Se a família for grande, pense em mais de uma, porque os vegetarianos não vão chegar nem perto das carnes, mas a recíproca não é verdadeira: todo mundo cai de boca nas quiches.
Massa de quiche
400 g de manteiga gelada, em cubinhos
500 g de farinha de trigo
1 c (chá) de sal
água bem gelada (à colheradas, apenas o suficiente para dar liga)
Misture a manteiga com a farinha e o sal delicadamente, com as pontas dos dedos, e vá acrescentando água gelada à colheradas, aos pouquinhos, até dar liga. Não precisa desmanchar completamente a manteiga. A temperatura dos ingredientes e a manteiga grosseiramente desmanchada fazem a quiche ficar crocante, então manipule pouco a massa, sempre com as pontas dos dedos e assim que puder formar uma bola, leve à geladeira para descansar, envolta em plástico, por 2 a 24 horas (depende da sua conveniência).
Retire a massa da geladeira e se estiver muito dura, espere um pouco para abrir. Abra com rolo e forre os fundos e a lateral de uma forma de aro desmontável, previamente untada com manteiga. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno médio até que comece a assar e a superfície esteja selada. Retire do forno, ainda clarinha, e acrescente o recheio.
Seguem algumas sugestões de recheio:
Recheio de cebola e queijo
– 1 c (sopa) de manteiga
– 1 fio de azeite
– 5 cebolas fatiadas em tiras
– 1/2 taça de vinho branco seco
– 1 xícara de caldo de legumes
– 2 c (sopa) de farinha de trigo
– 1/2 xícara de leite
– 100 g de queijo parmesão ou gruyère ralado
– 200g de creme de leite
– 5 ovos batidos em neve (bata primeiro as claras e, em seguida, acrescente as gemas)
– sal (a gosto)
– pimenta-do-reino (a gosto)
– noz-moscada (a gosto)
Refogue as cebolas na manteiga e azeite, até que fiquem transparentes. Acrescente o vinho tinto e deixe reduzir até o álcool evaporar. Acrescente o caldo de legumes, deixe reduzir um pouco. Some a farinha de trigo dissolvida no leite e mexa até engrossar. Junte o queijo, pimenta, noz-moscada e, por fim, creme de leite. Se necessário, ajuste o sal.
Misture os ovos em neve ao creme de cebolas e coloque sobre a massa de quiche selada. Polvilhe mais queijo por cima e leve ao forno até dourar.
Recheio de queijo com pera
– 2 peras descascadas, fatiadas em lâminas
– 1/2 cebola picadinha
– 2 c (sopa) de manteiga
– 1 c (sopa) de molho de soja (shoyu)
– 1 c (sobremesa) de mel
– 400 g de ricota fresca, triturada
– 200 g de creme de leite
– 200 g de gorgonzola ou roquefort
– 5 ovos batidos em neve (bata primeiro as claras e, em seguida, acrescente as gemas)
– pimenta-do-reino
– noz-moscada
– sal (a gosto)
– queijo parmesão ou gruyère para gratinar
Refogue as peras descascadas em manteiga e caramelize,adicionando mel e shoyu, até que fiquem douradas.
Misture a ricota e o gorgonzola com creme de leite e tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada. Junte os ovos em neve e, se necessário, ajuste o sal. Misture delicadamente as peras carameladas e adicione o recheio à massa já selada. Polvilhe com queijo parmesão ou gruyère e leve ao forno até dourar.
Dica: Se não quiser misturar doce com salgado, já que nem todo mundo gosta, pode preparar o recheio de queijo e servir as peras carameladas à parte.
Deixar um comentário