Massa:
– 6 ovos (gemas peneiradas)
– 2 x (chá) de açúcar peneirado
– 3 x (chá) de farinha de trigo peneirada
– 3 c (sopa) de chocolate em pó
– 1 c (sopa) de fermento em pó
– raspas de casca de laranja
– gotas de essência de baunilha
– 1 c (café) de sal
Bata as claras com o sal, em ponto de neve. Junte as gemas e bata mais. Acrescente, aos poucos, o açúcar e, em seguida, vá juntando delicadamente a farinha de trigo, sempre batendo. Por fim, acrescente as essências, o fermento e misture bem. Leve ao forno preaquecido, em forma untada e enfarinhada.
Quando a massa estiver assada, desenforme, corte o tampo (faça uma tampa de 1 cm, aproximadamente) e, com o auxílio de uma faca afiada e uma colher, escave a massa (conforme a foto), preservando a lateral e o fundo. Reserve o miolo que retirar.
Recheio:
– 1 receita de mousse de chocolate resfriada por, pelo menos, 2 horas (na de hoje, acrescentei 1/2 barra de chocolate com laranja, além dos chocolate ao leite e meio-amargo)
– todo o miolo da massa da torta, grosseiramente esfarelado
– raspas de casca de laranja
Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
Calda:
– suco de 3 laranjas
– 4 c (sopa) de açúcar
Leve ao fogo médio o suco com o açúcar e, quando tomar ponto de calda, mas não muito grossa, apague o fogo. Regue o fundo e as laterais da massa com essa calda, reservando uma parte para regar o tampo. Preencha o interior da torta com o recheio de mousse de chocolate. Cubra com o tampo e regue com o restante da calda.
Cobertura de brigadeiro:
– 1 lata de leite condensado
– 1 c (sopa) de manteiga
– 3 c (sopa) de chocolate em pó
– 1/3 x (café) de café forte, já preparado
– gotas de essência de rum
– 1/2 caixinha de creme de leite
– pitada de sal
Acabamento:
– cacau em pó para polvilhar (q.b.)
– açúcar de confeiteiro para polvilhar (q.b.)
– morangos limpos para decorar
Leve o leite condensado, a manteiga, o chocolate, café e pitada de sal ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Acrescente a essência de rum, o creme de leite e apague o fogo.
Cubra a torta com a cobertura de brigadeiro. Em seguida, polvilhe cacau em pó, com uma peneira. Disponha morangos secos sobre a torta e polvilhe-os, usando uma peneira, com açúcar de confeiteiro.
Esta é das minhas receitas de que eu mais me orgulho e de vez em quando dou de presente de aniversário para pessoas queridas. O grande lance dessa torta é que não tem aquela coisa de camada, recheio, camada, recheio. O interior dela é todo recheio, mas não é enjoativo, porque é de mousse de chocolate, leva um tanto de chocolate amargo. Já recebi telefonema de gente que estava longe, dizendo que tinha sonhado com a minha torta e há quem diga que é a melhor torta de chocolate que provou na vida. Sabe o que significa, para a cozinheira, ter gente que sonhe com a sua torta? Quem cozinha querendo despertar sonhos entende :).
Um detalhe: para fazer torta de chocolate dos sonhos, tem que usar chocolate de verdade, ok?
Deixar um comentário