Aqui em casa, sempre rola uma comidinha vegetariana. Eu ainda como carne, mas, cada vez, em quantidade menor. Nada a ver com o recente escândalo das carnes. No meu caso, o desejo de reduzir e até parar tem a ver, somente, com meu amor pelos animais, com a forma cruel como são abatidos, com a forma triste como muitos deles vivem, para que o bicho homem possa ter tanta carne à mesa. Enfim, mal-estar pessoal, mas não pretendo, aqui, convencer ninguém a deixar de comer carne. Acho que essas escolhas têm que ser pessoais, mesmo. Para mim, tem também o fato de que a carne, definitivamente, não é minha porção preferida em cada prato: acho perfeitamente possível comer comida gostosa (e muito!) sem carne. Estrogonofe de soja é daquelas comidinhas vegetarianas que muito carnívoro já provou aqui em casa e aprovou. Então, esta é uma receita para vegetarianos ou não. Faço assim, para quatro pessoas:
-100 g de soja texturizada, em cubos
-água fervendo suficiente para cobrir os cubos (o dobro da quantidade de soja costuma ser suficiente: para cada xícara de soja, 2 xícaras de água)
-1/2 xícara de molho de soja
-orégano (a gosto)
-manjericão (a gosto)
Deixe a soja hidratar por 15 a 30 minutos, Despeje em um escorredor e esprema bem, para remover o excesso de água. Corte os cubos em tiras para estrogonofe (atualmente, em alguns lugares, já se encontra a soja texturizada nesse formato, e aí não precisa cortar). Coloque em uma vasilha e tempere com o molho de soja, orégano e manjericão. Eu deixo na geladeira por pelo menos 1 hora, para absorver bem os temperos. Em seguida, você vai precisar de:
-1 c (sopa) de manteiga
-1/2 cebola picadinha
-1/2 taça de vinho branco seco
-150 g de champignon
-1 x (chá)de caldo de legumes
-3/4 x (chá) de molho de tomate
-2 c (sopa) de catchup
-1 c (chá, farta) de mostarda Dijon
-1 c (chá, rasa) de páprica picante
-200 g de creme de leite
Derreta a manteiga, acrescente a cebola e, quando estiver transparente, adicione a soja. Refogue. Junte o champignon, o vinho branco seco e deixe reduzir. Acrescente os demais ingredientes, com exceção do creme de leite e deixe em fogo brando (pra ir pegando o gostinho dos temperos, aos poucos) até reduzir bem, restando um pouco de caldo, mas não muito. Por fim, acrescente o creme de leite e sirva.
As batatinhas coradas que aparecem na foto, acompanhando o estrogonofe, foram feitas assim:
Batatas coradas
Lave bem as batatas com uma escovinha, preservando sua casca. Corte as batatas ao meio, ao comprido, e corte cada banda em três gomos. Cozinhe em água com sal até que estejam macias, mas firmes. Escorra e deixe secar. Frite, em porções, até dourar.
Ah! Uma dica: o propósito não é “fingir que é carne”. Se for comer soja querendo encontrar sabor de carne, você vai se frustrar. É soja, é diferente de carne, mas pode ser saborosa, se bem preparada.
Deixar um comentário