Não é risoto, porque não segue todo o ritual de preparo de um risoto e porque nem sempre faço com arroz próprio para risoto (como arbóreo). Mas tem elementos do preparo de risoto. Também não é arroz de forno porque o meu não vai ao forno (acho que fica ressecado, se vai ao forno). Então virou arroz de frango.
Ingredientes:
- 1 peito de frango e 2 sobrecoxas (já temperadas e cozidas)
- 3 dentes de alho
- 1 cebola picadinha
- 1 cenoura em cubinhos
- 1/2 lata de milho verde
- 1/2 x (chá) de ervilhas
- 1/4 x (chá) de azeitonas verdes picadinhas
- 3 tomates
- 2 1/2 xícaras de arroz (se for arroz de risoto, melhor, mas pode ser arroz comum)
- 1/2 taça de vinho branco seco
- caldo de legumes ( o suficiente para cozinhar o arroz e o molho)
- 1 c (sopa) de manteiga
- queijo parmesão ralado (a gosto)
- ervas (orégano, ervas de provence, salsa, cebolinha)
- pimenta-do-reino e noz-moscada raladas ( a gosto)
- sal (a gosto)
- 1 c (chá) de açúcar
Desfiei parte de um frango assado em lascas (mas pode ser frango temperado e cozido básico, daquele jeito que a gente prepara para desfiar). Gosto de usar peito e sobrecoxa para isso (a sobrecoxa acrescenta mais sabor ao molho que o peito de frango sozinho). Fiz um refogado com óleo e a maior parte da cebola picadinha, 1 dente de alho, acrescentei 1 cenoura em cubinhos e 1/2 lata de milho verde cozido, deixei refogar. Juntei o frango em lascas, 3 tomates triturados no mixer, ervas e especiarias (usei orégano, ervas de provence, noz-moscada, pimenta-do-reino), 1 c (chá) de açúcar, azeitonas verdes picadinhas, ervilhas, 2 conchas de caldo de legumes e deixei apurar. Acertei o sal, acrescentei salsa e cebolinha.
À parte, refoguei 2 1/2 xícaras de arroz em 2 dentes de alho, o que sobrou da cebola picadinha e um fio generoso de azeite. Depois de refogar um pouco, acrescentei 1/2 taça de vinho branco seco, para dar sabor e ajudar a liberar o amido do arroz (não quero arroz soltinho aqui). Acrescentei caldo de legumes e deixei cozinhar (mas aqui, diferente do risoto, não fico mexendo, deixo cozinhar quieto). Depois de cozido, fiz colação como de risoto, acrescentando 1 c (sopa) de manteiga e queijo parmesão ralado (aprox. 3 c sopa). Aí então, basta fazer camadas de arroz e de molho de frango em uma travessa, terminando com o molho, e ralar parmesão por cima. Para mim está pronto, não precisa ir ao forno, porque o forno vai deixar o arroz e o molho ressecados. Comidinha trivial, ótima para aproveitar sobras de frango e que sempre cai bem.
Mariane, não consegui evitar o riso com o “comidinha trivial”…rs. Pra mim, é comida de profissional mesmo!
É trivial sim! Começa por um frango já pronto, pra facilitar, você vai ver que é facinho. Bj!