– 1 lata de leite condensado
(use a lata como medida)
– a mesma medida de leite integral*
– 600 g de creme de leite
– 4 c (sopa) de chocolate em pó
– 2 c (sopa) de cacau em pó
– 1 barra (140g) de chocolate meio amargo
– 4 c (sopa) de geleia de laranja
– gotas de essência de laranja (a gosto)
– gotas de essência de rum (a gosto)

*Usei leite em pó: para uma lata-medida, usei 3 colheres (sopa) fartas de leite em pó, para ter um leite bem concentrado.

Leve ao fogo baixo o creme de leite com o chocolate em pó, cacau e chocolate em barra cortado em quadradinhos, até derreter e ficar liso, homogêneo. Adicione as gotas de essências e apague o fogo.

Nessa hora, eu gostava mesmo era de usar uma boa dose de whisky e não essência, mas o povo começou a boicotar meu sorvete, com medo de ser pego no bafômetro da Lei Seca. Paga o justo pelo pecador e, por causa dessa gente que enche o pote antes de dirigir, tive que adaptar a receita do sorvete que eu achava perfeito. Se não for dirigir, tasca whisky no seu, fica bom pra caramba!

Bata no liquidificador o creme de chocolate com o leite condensado e o leite e leve para congelar, tampado, de um dia para o outro. Em geral, faço à noite. Pela manhã, está congelado, mas muito duro.

Não tenho sorveteira, então sempre que faço qualquer sorvete, o processo é o mesmo: tiro a massa congelada do freezer, deixo amolecer um pouco, mas não a ponto de ficar líquida, e bato com a batedeira (quando ainda está meio difícil bater, ainda meio congelada). Isso vai aerar aquela massa e é o que faz o resultado final cremoso. Se quiser mais cremoso ainda, congele novamente e repita o processo com a batedeira. É fácil, mas exige programação: se quiser sorvete para o almoço de amanhã, precisa iniciar hoje à noite.

Nesse ponto, você já tem um sorvete de chocolate maravilhoso, que não fica nada a dever a qualquer boa marca de sorvete artesanal. Quando estiver semicongelado, você pode acrescentar choco chips, pedacinhos de brownie, pedacinhos de cookies de chocolate, uvas passas hidratadas com rum (ou essência) e misturar à massa, dá pra criar diferentes sabores, invente o seu**.Hoje, eu queria o meu de chocolate com laranja, então antes de retornar ao freezer para congelar, acrescentei 4 colheres (sopa) de geleia de laranja e bati com a batedeira mais um pouco. O rendimento foi um pote de 2 litros quase cheio.

Talvez você se pergunte: esse trabalho todo para um pote de 2 litros? Vou ali no supermercado ou na padaria e compro um pote com 2L de sorvete, sem trabalho! A questão é que não tem trabalho, mas também não tem sabor, né? Ou melhor, tem o sabor do ingrediente principal que entrou naquele potão: gordura vegetal, ou seja, montes de gordura trans. Fiz as contas e não cheguei a gastar R$ 20,00 no meu sorvete, menos que o custo do pote de gordura trans, e é sorvete de chocolate de verdade, com bem menos gordura do mal. Um pote de bom sorvete de chocolate não sai por menos que R$ 30,00 (só que com 700ml). Ou seja, fazer seu próprio sorvete artesanal, além de delicioso e mais saudável, é uma pechincha ;-).

**Quando acrescento choco chips, pedacinhos de biscoito, brownie, passas, faço isso com a massa semicongelada, mais grossinha, porque se estiver muito derretida, vai tudo para o fundo do pote.