Dia desses eu conversava com uma senhorinha na fila do café, no supermercado (acho simpaticíssimo supermercado que oferece cafezinho), e ela lamentava os preços altos e a dificuldade para fazer a ceia de Natal. Resolvi, então, fazer alguns posts com sugestões para a ceia. A ideia é propor alternativas em conta, sem abrir mão de sabor. Não chego a dizer que sejam sugestões baratinhas. Ando envergonhada com a desconexão das classes mais favorecidas em relação à realidade de nosso povo, então não queria incorrer no mesmo erro. São sugestões com custos razoáveis, todas receitas que eu faço em casa e aprovadas pelos comilões que me cercam. Espero que possam fazer a festa de várias famílias.

Lá em casa o Natal é a festa mais importante do ano, então fico querendo que esse espírito se espalhe. A vida não muda com a simples virada da folhinha, mas acredito que possa mudar, sim, com a virada de nossas posturas e fim de ano acaba sendo época de reflexão, de olhar pra trás e rever posturas. Ter uma mesa bonita e reunir as pessoas amadas em torno dela faz parte desse ritual.

Junto de cada postagem, sugestões de decoração artesanal, inspiração da minha mãe, que em época de Natal sai pela rua catando folhas e galhos para produzir seus enfeites. E ficam lindos, sem gastar quase nada, ela é danada!

A primeira receita é uma torta soufflé de bacalhau, com batatas. Como o bacalhau é em lascas, pode ser um lombo de bacalhau ou, se a situação estiver preta, aquele que já vem em lascas, bem mais baratinho. A textura vai ser um pouco diferente, paladares super exigentes talvez reconheçam a diferença, mas, numa boa, fica bom à beça com as lasquinhas, pode poupar seu rico dinheirinho. Na hora de comprar, escolha as mais gordinhas, ok?

Torta soufflé de bacalhau, com batatas

– 1 kg de bacalhau dessalgado, em lascas (aqui ensina a dessalgar)
– 1 1/2 cebola
– 1 kg de batatas
– 700 ml de leite
– 1 caixinha de creme de leite
– 4 ovos
– 150g de azeitonas pretas
– 3 c (sopa) de farinha de trigo
– 2 c (sopa) de manteiga
– 1/2 sachê de caldo de legumes
– 3 dentes de alho
– sal a gosto
-salsa e cebolinha picadas (a gosto)
– pimenta-do-reino
– noz moscada
– azeite

Leve ao fogo o bacalhau já dessalgado com água, sem deixar ferver. Escorra e reserve a água, retire a pele, separe as lascas. Regue o bacalhau com bastante azeite, adicione uma cebola picadinha e pimenta -do-reino. Deixe na geladeira de um dia para o outro.

Descasque e corte as batatas em fatias de, aproximadamente, 1cm. Leve para cozinhar na água reservada do cozimento do bacalhau, temperada com sal e um dente de alho. Não deixe que cozinhem demais, devem ficar firmes. Depois de cozidas, escorra a água, unte o fundo de um refratário com azeite, acrescente as fatias de batata, regue com mais azeite e polvilhe noz-moscada e pimenta-do-reino. Reserve.

Leve ao fogo brando as 2 colheres de manteiga sem deixar escurecer. Adicione 1/2 cebola picadinha e refogue até que fique transparente. Junte 3 colheres de farinha de trigo. Doure a farinha por 2 a 3 minutos. Adicione o leite aos poucos e vá mexendo rapidamente, até ficar liso e engrossar. Acrescente pimenta-do-reino e noz-moscada, raladas na hora,  1/2 sachê de caldo de legumes e 1 caixinha de creme de leite. Deve ficar grossinho, pois esta vai ser a base da torta. Se necessário, ajuste o sal. Reserve.

Refogue 2 dentes de alho, em lâminas finas, em azeite. Adicione o bacalhau com cebola, refogue. Acrescente as azeitonas, noz-moscada, pimenta-do-reino e, se necessário, ajuste o sal. Por fim, adicione a salsa e cebolinha picadas. Junte o bacalhau refogado ao molho branco reservado.

Bata 4 claras em neve. Junte as gemas e bata mais. Jogue os ovos batidos sobre o creme de bacalhau, misturando delicadamente, de forma que os ovos não percam as bolhas que se formaram. Derrame sobre o refratário já com as batatas no fundo e leve para assar em forno médio, até dourar.