…e eu testei: Roberta’s pizza. O resultado está na foto. A minha foi metade quatro queijos e metade, calabresa com abobrinha.

A massa da Roberta é assim:

153 g de farinha 00 (1 xícara +1 colher de sopa)*
153 g de farinha de trigo normal (1 xícara +1 colher de sopa + 2 colheres de chá)**
8 g de sal (1 colher de chá)
2 g de fermento biológico seco (3/4 de colher de chá)***
4 g  de azeite extra-virgem (1 colher de chá)

Em uma vasilha grande, misture a farinha, o fermento e o sal.  Junte a água morna, azeite e sove a massa por aproximadamente 3 minutos. Deixe descansar por 15 minutos. Volte a sovar por mais 15 minutos. Corte ao meio, forme duas bolas e passe para uma superfície enfarinhada, cubra com um pano úmido e deixe descansar por pelo menos 3 a 4 horas em temperatura ambiente ou por 8 a 24 horas na geladeira. Se for para a geladeira, retire de 30 a 40 minutos antes de modelar.  Abra os discos, adicione a cobertura de sua preferência e leve para assar.

Gosto de assar em forma de pedra-sabão, como a da foto: monto a pizza toda e congelo (para ficar fácil passar para a forma). Acendo o forno em temperatura máxima e deixo a forma lá, por uma meia hora. Quando ela está *bem* quente, coloco a pizza congelada (vai assar rapidinho).

* Para preparar sua própria farinha 00, para cada xícara de farinha, retire 2 colheres de sopa e substitua por 2 de amido de milho – peneire 5 vezes para incorporar completamente. A dica veio daqui.

** Inicialmente, também estranhei que, para os mesmos 153 g, fosse preciso, da segunda farinha, adicionar mais duas colheres de chá, mas são farinhas diferentes, o peso deve variar.

*** Nem te conto a dificuldade que foi medir 3/4 de colher de chá, logo eu, que sou do tipo: “esse tanto deve estar bom”!

Por fim: continuo recomendando mesmo é a pizza caseirinha da minha mãe, que postei aqui. Eu acho mais gostosa. Que Roberta, que nada! O negócio é mamma’s pizza.