Hoje foi dia de hortifruti e feira. Gente que gosta de cozinhar tem dessas esquisitices: acho hortifruti e feira um programão! Feira, além daquele colorido todo e dos jargões dos feirantes – eu vou ali rindo sozinha – tem sempre, é infalível, o oásis: a barraca de pastel. Eu A-MO pastel de feira. Não consigo passar batida por uma barraca dessas de jeito nenhum. E sou corajosa, como logo o de carne. Caldo de cana não, nunca gostei do gosto daquele negócio e tenho medo só de pensar em tudo o que pode ser espremido ali junto da cana, compondo o caldinho final. E nessa hora, se alguém me lê, deve estar pensando: ‘Ué, tão cheia de pudores com o caldo, mas e o pastel?!’. O pastel, sem problema. Tenho fé no poder do óleo fervendo. Aquilo ali mata tudo! Mata até a gente, aos poucos, não vai matar umas criaturinhas microscópicas? Mata sim!

Agora estou de férias, então dá pra fazer o ritual completo, preparar o que veio da feira. Não cabem os legumes todos na gaveta da geladeira, a gente tem que gastar alguns, então acaba comendo maior comidinha saudável. Também pra se redimir pelo pastel… rsrsrsrs.

Hoje peguei alguns dos legumes e assei. Isso aqui é muito bom, comida de preguiçoso que impressiona visita, mas dá trabalho nenhum e nem precisa ser experiente na cozinha. Fora a parte de cortar os legumes, qualquer criança brinca e se diverte. Pode fazer um monte aí, que garanto que você vai gostar. Acompanha bem carne, quibe de forno (como foi aqui em casa hoje, em versão vegetariana que vou postar depois) e se ficar uns dias na geladeira, vai apurando o sabor. Um sanduíche desses legumes assados, pra mim, é felicidade! Pode oferecer pr’aquele chato, que diz que não come legume de jeito nenhum. Se não comer esses aí, desiste. A criatura é chata mesmo.

Os de hoje foram assim:
2 berinjelas
2 abobrinhas italianas
pedaço de abóbora madura
1 cebola roxa grande
dentes de alho roxo com casca
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
5 tomates italianos
azeite
sal grosso
pimenta do reino moída na hora
grãos de pimenta rosa
orégano
tomilho
alecrim

Azeite, o quanto baste para pregar generosamente

Lave bem os legumes. Como vai tudo com casca, é bom deixá-los de molho um tempo, com umas gotinhas de água sanitária. Enxague e escorra bem. Corte as berinjelas, abobrinha e tomates em rodelas de 0,5 a 1 cm. Corte as cebolas e pimentões em tiras. Vá intercalando os vegetais em um refratário cujo fundo já levou um fio de azeite. Junte os dentes de alho com casca (dê uma pancadinha em cada um, para que liberem sabor), orégano, ramos de tomilho e alecrim frescos, pimenta do reino e rosa, sal. regue tudo com bastante azeite e leve ao forno, cobertos com laminado (lado fosco para fora), até ficarem macios. Ao final, tire o laminado e deixe tostar um pouco por cima.

Os meus, antes de assar, estão aí na foto. Uma festa colorida para os olhos!

A abóbora deve ser cortada em cubos de uns 5cm e assada à parte, porque seu tempo de cozimento é diferente, com a casca no fundo do refratário. Regue o fundo do refratário com azeite, acomode os cubos de abóbora, acrescente dentes de alho, tomilho, alecrim, orégano, sal grosso, pimentas e leve ao forno.

Dica 1: Na hora de comprar berinjela, veja se não tem furinhos na casca. Se tiver furinho na casca, tem larvinha de mariposa dentro. A lagartinha é do bem, uma vez eliminado o pedaço em que ela passeou, o restante da berinjela está salvo. Mas você não vai querer fatiar a pobre lagartinha durante o processo, então melhor inspecionar a casca antes.

Dica 2: Na hora de comprar sal grosso, escolho aquele que tem os grãos não muito grossos. Um grão daquele, se muito grande, acaba com qualquer prato, salga demais. Se o seu estiver muito grande, é bom socar um pouco num pilãozinho.

Dica 3: Guarde as ervas frescas embrulhadas em papel manteiga. Elas vão durar mais e depois, desidratam, podendo ainda usar, já que não vão melar.

Dica 4, a mais importante: na feira, é bom quando a gente ri das frases de efeito dos feirantes, que aí eles chamam a gente pra ganhar prova. É prova do abacaxi que está um mel, do queijinho que não tem igual, do biscoitinho amanteigado que desmancha na boca… Eu vou rindo e provando de tudo!