Aí vai a primeira. Uso bastante esta receita de pão, que a Carla me passou e fui adaptando. Porque, no princípio, era o pão. Ou seria o verbo? Sei lá! Mas sei que, com a boca cheia de pão, o verbo cala, ah, se cala!

A massa básica é assim:

Pão da Carla

300 g. de farinha de trigo e mais o quanto baste
1 sachê (10g) de fermento biológico seco (ou 30g -2 tabletes – de fermento fresco)
1 c.(sopa) de açúcar
1 c. (sobremesa, bem rasa) de sal
2 c. (sopa) de azeite
200 ml de água morna

Junte os ingredientes secos, acrescente a água morna, o azeite e sove bem a massa. Acrescente, além dos 300 g, mais farinha até que a massa solte bem das mãos. Deixe crescer por pelo menos uma hora . Eu deixo no forno desligado, que é abafadinho, com pano por cima. Gosto de pão com massa leve, então costumo fazer a massa e esquecer por algumas horas..

**Opcional: costumo acrescentar ervas secas à massa básica: orégano, alecrim, noz-moscada ralada.

Os pães da foto são de cebola com provolone e de azeitona preta.

Para pão de cebola com provolone:
1 cebola fatiada em lâminas
2 c. (sopa) de azeite
noz-moscada
100 g de provolone ralado em ralo grosso.
farinha de trigo
**
Regue a cebola com azeite e junte a noz-moscada (gosto de deixar isso pronto, enquanto a massa cresce, para que o azeite absorva sabor). Misture à massa já crescida. Junte também uma parte do provolone ralado, sovando novamente e acrescentando mais farinha de trigo, até soltar das mãos. Modele o pão e já deixe crescer novamente na forma em que irá assar, untada e polvilhada. Quando for assar, polvilhe mais queijo ralado e alecrim fresco. Leve ao forno médio até dourar.

Para pão de azeitona preta:
100g de azeitona preta fatiada
2 c. (sopa) de azeite
farinha de trigo
**
Regue a azeitona com azeite (gosto de deixar isso pronto, enquanto a massa cresce, para que o azeite absorva sabor). Misture à massa já crescida, sovando novamente, com cuidado para não esmagar as azeitonas e acrescentando mais farinha de trigo, até soltar das mãos. Modele o pão e já deixe crescer novamente na forma em que irá assar, untada e polvilhada. Quando for assar, polvilhe com farinha de trigo e alecrim fresco. Leve ao forno médio até dourar.

Dica: uma dica boa é assar em uma daquelas bandejas de pedra-sabão, como essa aí da foto. Ela deixa o pão com uma casca rústica, crocante. Uso também para fazer pizza. Para pizza, a bandeja tem que estar bem quente e o forno, na temperatura máxima. Aí a gente consegue resultado de pizza na pedra, mesmo no forno comum. Outra dica bacana é colocar uma forminha com água no forno, enquanto pão assa. O vapor produzido deixa a casquinha mais crocante.