Ando devendo receitas. Deixei este post preparado, esperando o frio voltar (oremos!) Pode servir como entrada e, nesse caso, é bom dosar a quantidade, porque, senão, ninguém tem fome para mais nada.

Polenta ao funghi, com gorgonzola

Molho de cogumelos:

-2 c(sopa) de azeite
-40 g de cogumelo porcini picado e hidratado
-1/2 taça de vinho branco seco
-1/2 cebola picada
-2 c (sopa) de molho de soja
– 100 ml do caldo da hidratação do porcini
-100 ml de caldo de legumes
-pimenta-do-reino, sal e noz-moscada (a gosto)

Retire os cabos mais fibrosos do porcini e comece passando-os muito rapidamente, já cortados do tamanho que você deseje, por água corrente. Lembre-se de que vai inchar, ao hidratar. Deixe de molho em água morna em um recipiente fundo, para que o cogumelo flutue e a “areinha” que costuma vir nele se deposite. Ao usar, retire os porcinis e o caldo da superfície, com cuidado para não trazer junto esse depósito.

Refogue a cebola no azeite e quando estiver transparente, junte o cogumelo. Refogue, adicione o vinho branco, o molho de soja, tempere com pimenta e noz-moscada, junte os caldos e deixe reduzir em fogo brando. Se necessário, ajuste o sal.

Polenta:

-150g de polenta
-1 fio de azeite
-600 ml de caldo de legumes
-1 dente de alho
– 80g de queijo parmesão ou grana, ralado
-100 g de creme de leite (me perdoem os puristas, eu gosto de creme de leite na polenta: ajuda a mantê-la cremosa)
-sal e pimenta-do-reino a gosto

Ferva o caldo com o azeite, a polenta e o alho e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Junte o queijo e o creme de leite e, ao final, tempere com sal e pimenta.

Derrame o molho sobre a polenta, com pedacinhos de gorgonzola. Fio de azeite para finalizar e forno somente até que o queijo derreta. Sirva imediatamente.

Dica 1, para vegetarianos: ao preparar hambúrguer de soja, gosto de usar um pouco de porcini. Já uso a água em que hidrato o porcini para hidratar a soja e trituro, no processador, um pouco do cogumelo junto da soja. O cogumelo dá um toque especial ao hambúrguer.

Dica 2, para carnívoros: se você tiver sobra de carne assada, pode desfiar e juntar ao molho de cogumelos. Só o molho da sobrinha de carne assada, sobre a polenta, já é uma festa.

Dica 3, para todos: cogumelos são uma ótima opção, principalmente em dietas vegetarianas. Inegavelmente, carne vermelha tem sabor forte, encorpado. Alguns tipos de cogumelos conseguem remeter a esse sabor e são, também, uma importante fonte proteica. Porcini tem sabor bem forte e costuma agradar a vegetarianos e carnívoros. Usualmente é encontrado nos supermercados, desidratado, em pacotinhos minúsculos, a preços maiúsculos. Costumo comprar bandejas com aproximadamente 200g, em casas especializadas em especiarias e, atualmente, pago R$ 150,00, por quilo. A cada preparo, uso aproximadamente 40g, então uma bandeja rende uns 5 preparos. Cogumelos frescos também podem ser encontrados a preços e condições bem melhores que aquelas oferecidas pelos supermercados. Há redes de compras coletivas organizadas aqui mesmo no Facebook, onde se pode comprar direto dos produtores. Tem-se, então, melhores preços e produtos muito mais frescos.

Dica 4, “bonus track”: pode pegar exatamente esse molho de cogumelo, acrescentar creme de leite (de preferência, fresco) ao final, e jogar sobre uma massa. Massa ao funghi. Costumo adicionar gorgonzola a esse molho, junto do creme de leite. Massa ao funghi e gorgonzola.