Começa como um pudim de leite básico, mas a gente acrescenta umas coisas e aí já vira outra coisa. Uma das coisas é aquele café que acabou de sobrar na cafeteira, do café da manhã. Outra é chocolate em pó, que não tem como estragar nada, né? Ou seja: você pega um pudim de leite, que já é uma coisa de Deus, acrescenta café e chocolate e descobre que a perfeição existe.

Para a calda:
-6 colheres (sopa, rasas) de açúcar – uso demerara, mais saudável, mas pode ser açúcar branco
-pitada de canela em pó (opcional)
-pitada de gengibre em pó (opcional)
-pitada de cravo em pó (opcional)
-sementes de cardamomo (opcional)
-2 colheres (sopa, generosas, não seja muquirana) de geleia de laranja.
Obs: os opcionais, na minha opinião, dão borogodó à calda. Se não quiser, não ponha, mas eu recomendo fortemente que você ponha isso tudo aí.

Leve ao fogo brando o açúcar e as especiarias (a geleia será usada depois) até caramelizar. Forre uma forma de anel com essa calda.

Para o pudim:
-3 ovos
-3 colheres (sopa, fartas) de chocolate em pó
-gotas de essência de laranja (ou raspas e caldo de laranja)
-gotas de essência de rum
-1 lata de leite condensado
use a lata de leite condensado como medida:
-1/4 da medida de café
-3/4 da medida de leite.

Bata no liquidificador e despeje na forma caramelada. Leve para assar em banho-maria, por aproximadamente 40 minutos.

Ao desenformar o pudim, vai sobrar calda no fundo da forma. Não joga fora, não, que está cheio de sabor entranhado ali. Acrescente um pouquinho de água, leve ao fogo para derreter, junte a geleia de laranja e sirva sobre o pudim. Pode ser o pudim gelado com essa calda, quente.

Dica 1: quando faço brigadeiro ou calda de chocolate para sorvete, também tasco um tantinho de café. O brigadeiro e a calda agradecem, viu?

Dica2: você faz uma sobremesa rapidinha e delícia aquecendo geleia de laranja com um pouquinho d’água e jogando isso, ainda quente, sobre um sorvete de chocolate.