Para 8 porções:
– 1 copo duplo de soja granulada
– 1 copo duplo de farinha para quibe
– 2 copos duplos de água fervendo
– 1 cebola picadinha
– 2 c (chá) de zaatar
– 2 c (chá) de tempero sírio**
– gotas de molho de pimenta árabe
– 2 c (sopa) de maionese*
– 2 ovos
– 1/2 xícara de folhas de hortelã picadas
– 1/2 molho de salsa e cebolinha picadas
– 2 c (sopa) de creme de cebola
– sal a gosto
– caldo de 1/2 limão
Hidrate a soja e a farinha de quibe com a água fervendo. Deixe descansar por alguns minutos. Se houver excesso de água, esprema antes de usar. Misture todos os ingrediente e use 2/3 da massa para forrar o fundo e laterais de um refratário untado (o meu tinha 35×20 cm).
Para o recheio:
– 2 berinjelas fatiadas em rodelas finas
– 2 dentes de alho
– 3 c (sopa) de azeite
– 2 tomates sem pele, picados
– orégano
– sal a gosto
– 150g de mussarela ralada
– 50g de queijo parmesão ralado
Leve o azeite ao fogo, junte os dentes de alho laminados, sem deixar escurecer. Acrescente a berinjela e refogue-a bem. Acrescente os tomates, orégano, ajuste o sal. Deixe cozinhar, adicionando um pouquinho de água, se necessário.
Adicione o recheio ao refratário forrado, cubra com a mussarela e o parmesão ralados e tampe com o restante da massa. Pincele a superfície com azeite e leve ao forno médio, até dourar.
O meu foi servido com arroz 7 cereais preparado com lentilha, passas e amêndoas. Mostrei como faço o arroz aqui.
* Não sou fã de maionese, mas vi uma vez uma dica, em algum lugar, sugerindo colocar maionese no quibe de forno, para deixá-lo mais úmido. Gostei do resultado e passei a adotar, em qualquer quibe de forno que eu faça.
** Encontro tempero sírio em casas especializadas em especiarias. É uma mistura e imagino, pelos sabores que percebo, que haja, ali, pimenta síria, cominho, cravo, canela.
Você pode fazer a mesma receita, substituindo a soja por 1/2 kg de carne moída e variando o recheio. No quibe carnívoro, gosto de colocar recheio de linguiça calabresa com tomate, cebola e orégano. É um encontro meio inusitado da Itália com a Arábia, mas fica bom!
Deixar um comentário