Como Água para Chocolate é filme daqueles que os amantes das panelas costumam curtir. O título é uma expressão idiomática que faz referência ao ponto de ebulição em que a água deve estar, no preparo da bebida feita com cacau. Mas a bebida só se forma quando os dois ingredientes se misturam…e o amor também, ou seja, quando duas almas se fundem à temperatura da água ao formar o chocolate quente. Mas ao fazê-lo, as duas substâncias deixam de existir para formar o novo composto.

A história se passa no México, em 1910. Tita e Pedro apaixonam-se, mas são impedidos de se casar . Ele acaba casando com a irmã mais velha de Tita, por imposição da mãe delas, e os dois passam a viver na mesma casa, como cunhados.

Tita é cozinheira primorosa e as emoções que sente ao cozinhar são passadas aos comensais, que sentem tudo na mesma intensidade. Lágrimas vertidas durante o preparo da comida, por exemplo, transformam-se em um banquete lacrimoso.

Achei que o casamento do filme com a receita de patê assado de cebola ia bem, porque afinal é de cebola, então rolam umas lágrimas no preparo.

Patê assado de cebola e queijo:

150 g de cream cheese
100g (1/2 caixinha) de creme de leite
2 c (sopa) de maionese
4 c (sopa) de queijo parmesão ralado
1 cebola fatiada ou picada em cubinhos
pimenta-do-reino moída
noz-moscada (De novo? Sim! Quem não gostar de noz-moscada que fique longe da minha comida)
sal (se necessário: costuma depender de quão salgado está o queijo)

Misture tudo e leve ao forno médio em forminhas, até que a superfície fique dourada. Se seu forno tiver função grill, vale a pena usar um pouquinho, ao final.

Obs: A receita original que recebi levava só maionese e não creme de leite. Não sou fã de maionese, por isso substituo uma parte. O que noto é que a pasta feita com maionese fica mais consistente, mas prefiro o sabor da que é feita com creme de leite, então acrescento uma ou duas colheres (sopa) de maionese em nome da tal consistência; ainda assim bem menos que a quantidade especificada na receita original.