– Penne ao pesto de manjericão

Faço exatamente este pesto aqui. Resolvi dar uma força ao rapaz do vídeo, que está começando e explica tudo direitinho 😉

O que fica perfeito com pesto de manjericão é, após misturá-lo à massa, acrescentar uns queijinhos boursin de cabra (uns que vêm em bolinhas, dentro de um vidro com azeite e grãos de pimenta rosa). Uma adaptação que chega muito perto disso, porque traz acidez, como o boursin, é acrescentar naquinhos de coalhada seca e grãos de pimenta rosa, depois de misturar o pesto à massa. Foi isso o que fiz aqui (foto): cozinhei o penne em um montão de água fervendo com sal grosso, até o ponto al dente; usei um pouquinho da água do cozimento da massa para dissolver o pesto e, depois de ter a massa cozida e escorrida (sem jato de água fria por cima, para não lavar o sal), misturei o pesto, colheradinhas de coalhada seca, grãos de pimenta rosa.

-Sorvete de canela e gengibre com cobertura de maçã

Para o sorvete:

-1 lata de leite condensado
(use a lata como medida)
– a mesma medida de leite
– 600 g de creme de leite
– 1 c (sobremesa) de canela em pó
– gengibre ralado (a gosto)

Isso vai render uns 1200 ml. Bata no liquidificador e leve, tampado, para congelar, de um dia para o outro. Em geral, faço à noite. Pela manhã, está congelado, mas muito duro. Não tenho sorveteira, então sempre que faço qualquer sorvete, o processo é o mesmo: tiro a massa congelada do freezer, deixo amolecer um pouco, mas não a ponto de ficar líquida, e bato com a batedeira. Isso vai aerar aquela massa e é o que faz o resultado final cremoso. Se quiser mais cremoso ainda, congele novamente e repita o processo com a batedeira. É fácil, mas exige programação: se quiser sorvete para o almoço de amanhã, precisa iniciar hoje à noite.

Cobertura de maçã:
2 maçãs fatiadas, com casca
1 c (sopa) de açúcar demerara
1 c (chá) de manteiga
1 punhado de uvas passas escuras
pitadinha de sal
canela e gengibre em pó
noz moscada ralada
uma tampinha de cointreau ou gotas de essência de laranja

No fogo baixinho junte as maçãs, passas, açúcar, manteiga, pitadinha de sal, canela, gengibre, noz moscada, cointreau (ou essência de laranja). Quando caramelar, vá juntando água, aos pouquinhos, até que a maçã esteja cozida. Deixe reduzir, mas não secar, deixe que sobre uma calda. Sirva quente, sobre o sorvete. Com nozes picadas por cima, fica melhor ainda!

Dica: se você se animar a fazer, antes de qualquer coisa, coloque uma garrafa de vinho branco para gelar 😉